domingo, 19 de outubro de 2008

A Bondade sertaneja (V)

A bondade humana encontra-se no coração
“Omni custodia serva cor tuum, quia ex ipso vita procedit” - Cuidai com toda a vigilância do teu coração, pois dele vem a vida. (Prov 4, 23)


Que significa “coração” ? O sentido que na Igreja os místicos e teólogos dão para a palavra coração, evidentemente não é o que diz respeito ao órgão carnal. Para eles o coração é o centro das atenções de uma pessoa, é o foco de seus desejos, de sua vontade, de seu querer. Assim, quando nos referimos ao Sagrado Coração de Jesus, ou ao Imaculado Coração de Maria, queremos nos reportar ao centro das atenções e dos desejos de Nossa Senhor e de Nossa Senhora. Pois não há nenhum outro órgão humano que mais se aproxime dos desejos do que o coração Muito mais do que sensações ocorrem com uma pessoa humana. Por exemplo, o querer, o desejo não provém do cérebro, mas da alma e a fonte do desejo, no homem, está muito bem representado pelo coração, que no caso é como se fizesse representar a alma humana. Existem algumas expressões que definem muito bem o coração humano: de “coração partido”, quer dizer quando a pessoa sofre contrariedades, quando tem sua vontade contrariada, isto “parte” o seu coração, isto é, seus desejos; de “coração ardente”: trata-se de uma pessoa que ama apaixonadamente, ardorosamente; “de coração”, é quando alguém faz algo de inteira vontade e desejo: fulano fez tal coisa, ou ama a outra, “de coração”, quer dizer, com toda a sua vontade: “coração solitário” é quando alguém vive isolado sem ter com quem compartilhe suas aspirações, seus desejos, etc.
Este conceito de que o coração é o centro da vontade, do querer, é confirmado por Nosso Senhor no Evangelho, quando diz: “Porque o coração deste povo se tornou insensível, os seus ouvidos tornaram-se duros e fecharam os olhos, para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e eu os sare” (Mt 13, 15), e “...as coisas que saem da boca, vêm do coração, e estas mancham o homem; porque do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as palavras injuriosas. Estas são as palavras que mancham o homem”. (Mt 15, 18-20). Da mesma forma os bons pensamentos, contrários aos que acima foram expostos, provêm de um bom coração, e produzem por sua vez boas palavras e virtudes nos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário