sábado, 6 de fevereiro de 2010

Origem da família Batista

Batista - A origem mais remota desta família encontra-se entre os italianos que formaram os primeiros Cavalcanti: Baptista Cavalcanti, avô do famoso Filipe Cavalcanti. Apesar de não haver dados sobre como ela chegou aqui, ressaltamos que a família Batista no Brasil é numerosa. Vários nomes de destaque pertencem a esta estirpe: Caetano de Almeida Nogueira Batista, filólogo e estudioso do índio brasileiro, século XIX; Dircinha Batista (Dirce Grandino de Oliveira, filha do ventríloquo João Batista de Oliveira), cantora popular; Francisco de Paula Batista, político e jurista pernambucano; Henrique Antônio Batista, militar carioca, autor de valiosos trabalhos sobre balísticas e inventor de diversos artefatos de guerra usados na Guerra do Paraguai; Manuel Gomes Batista, sertanista, percorreu Rio Pará e o São Francisco em busca de ouro no século XVIII. É comum encontrar entre os Cavalcanti o nome Batista, podendo indicar também que as famílias se formaram ao mesmo tempo ou talvez tiveram a mesma origem.
Destacamos também, nesta família, a figura da poetisa Ana Nogueira Batista, nascida em Icó(CE) no ano de 1860 e falecida na capital cearense no ano de 1967. Apesar de ter sido educada no interior do Ceará, em Icó, aprendeu a falar francês e, aos nove anos, já lera a obra “L´histoire dês girondins” e era solicitada como intérprete para os poucos viajantes estrangeiros que chegavam naquela região. No final da década de 1880 já residia em Fortaleza, onde participava ativamente dos movimentos intelectuais da época, colaborando para a imprensa e traduzindo obras francesas para publicação nos jornais do Ceará. Um de seus poemas, “Ao amanhecer”, foi musicado por Alberto Nepomuceno.
Mais iformações sobre Ana Nogueira Batista (clique em seu nome)

35 comentários:

  1. Olá meu nome é Julia Joaquim Batista c vcs acharem mais informaçaoes sobre este sobrenome postem ae pf moro em alvorada RS BEJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu moro em manaus am, meu nome é josé claudio batista e meus avós são cearence da cidade de mercejana a familia batista é muito conhecida na região amazônica,interior e capital.

      Excluir
    2. Oi Júlia moro em alvorada tbm meu nome é Robson batista da Silva meu email é robinhobatista14@gmail.com

      Excluir
    3. Olá Júlia.. minha familia toda por parte de pai tem o sobrenome Joaquim Batista.. vieram de pernambuco.. meu e-mail é batista_pri42@hotmail.com..

      Excluir
  2. A família de meu pai tem o sobrenome Batista e moravam no Rio Grande do Sul dpois vieram para SC. Trouxeram com eles moedas de ouro e prata da PRÚSSIA da época de 1830 a 1838... Tenho muita curiosidade para saber a origem. Meu pai e seus irmãos eram todos de olhos verdes e azuis (7 irmãos)traços fisionômicos fortes (tipo Árabes), sobrancelhas marcantes... Soube que meu bisavô casou no Brasil com uma cabocla, não sei se é verdade... Grata
    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU BISNETA DE LONTRA BATISTA SANTOS CASADO COM ARVINA MARTINS SANTOS E SOU CASADA COM NETO DE HUMBERTO FRANCISCO HETTWER DO REINO DA PRUSSIA MUITO INTERESANTE SUA HISTORIA

      Excluir
  3. Olá, meu avô paterno é de sobrenome Batista de Sousa, ele hoje tem 104 anos e somos do interior da Bahia, somos parentes do Capitão Profilo, mas não sei muito a respeito da familia de meu avô, gostaria de saber mais a respeito, não consigo muita informação com o proprio pois, como ja havia dito ele ja esta com 104 anos e não consegue se recordar de muita coisa sem falar que ele tb é analfabeto. Bom quem souber de algo de minha familia favor escrever para meu e-mail: vanduda@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza, você diz que é do interior da Bahia, pode me informar a cidade. Também sou baiana e do interior

      Excluir
  4. Meu nome é Estefane Gisele Batista, mas eu naum sei nada sobre meus antepasados =T

    ResponderExcluir
  5. meu nome e William BATISTA Teixeira, e eu moro em ALVORAD/RS COMO VC JULIA...

    ResponderExcluir
  6. olá sou da família Batista dos Santos do Piaui, somos numerosos naquela região meu tataravô era um fazendeiro em São Raimundo Nonato no Piaui, seu nome era João Batista de Oliveira dos Santos , seus irmãos vieram de Portugal, é o que me contaram quando criança .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avó era Felisberto Batista de Oliveira e nasceu no Rio grande do Sul

      Excluir
    2. minha familia tambem e batista dos santos e e de minas gerais porteirinha norte de minas gerais to querendo saber a origem

      Excluir
    3. Pelo q eu sei meu tataravô tbm veio de Portugal com três irmãos um ficou em São Raimundo nonato. .meu tataravô em morro cabeça no tempo Piauí...e o outro não sei...

      Excluir
  7. Olá sou Josiane Batista, tenho muita curiosidade com esse sobrenome. Meu avô materno era Batista e veio de Minas Gerais, diz ele que era neto de imigrante italiano, gostaria de saber mais sobre esses fatos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou andrea minha mae era maria batista dos santos moro em canoas minha familia e de minas meu andreaapsantosoliveira@gmail.com podemos trocar algumas informaçao

      Excluir
  8. A familia do meu pai tem batista sempre foram de minas gerais.queria saber tambem o significado de jorge

    ResponderExcluir
  9. a familia da minha mãe tem sobrenome batista e meu avô tinha olhos castanho claro alto vi foto dele jovem muito bonito mas ele sempre morou no norte viveu um tempo com índios em 1930 por este periodo não sei com precisão tinha fortes traços de estrangeiro...jackie

    ResponderExcluir
  10. A minha familia é batista e sera que sabem como chegou esse nome a portugal?

    ResponderExcluir
  11. olá meu nome é jairo e o nome de minha avó era aurea batista de souza, toda sua familia era de pele clara, ela casou-se com meu avó que era de pele escura por isso que sua familia nao aceitou a uniao, tenho curisidade de saber a origem de minha familia, moro em fortaleza ceara, fone: 085 33832910, obrigado.

    ResponderExcluir
  12. meu nome é Elizabeth gomes Batista,meu pai veio de natal,AREIA BRANCA.FOI PRA CAMPINA GRANDE CASOU E DEPOIS VEIO PRO RJ.
    MEU AVÔ SE CHAMA:JOÃO BATISTA
    MINHA VÓ:IZABEL FEITOZA.
    MEU PAI:EDMILSOM BATISTA

    ResponderExcluir
  13. meu nome é isaac pereira batista tenho provavelmente uma ligação com essa família.

    ResponderExcluir
  14. MEU NOME MARCIO JULIANO BATISTA SOU NETO DE DIONÍSIO BATISTA PETRAFEZA MEU AVÔ TEM UM IRMÃO CHAMADO GABRIEL BATISTA E UMA IRMÃ POR PARTE DE MÃE CHAMADA ODINA , EU NÃO SEI O NOME DOS PAIS DO MEU AVÔ SÓ SEI QUE ELES MORAVA NO PIAUI HOJE MEUS BIZA VOS SÃO FALECIDO , MAIS DEVE TER PARENTE DO MEU AVÔ NO PIAUI MEUS BIZA VOS ERA DONOS DE FAZENDA NO PIAUI ERA DA FAMÍLIA BATISTA .

    ResponderExcluir
  15. LOL TODOS PRIMOS KKKKKK NUSS ITALIANOS NUSS BOM SABER TAVA COM ESSA DUVIDA MEU NOME É VINICIUS ALAN DANTAS BATISTA

    ResponderExcluir
  16. Sou Sidney Batista por parte de avô. Porém, a família do meu avó é da paraíba. O Pai do meu avó se chamava Adriano Batista de Oliveira.Algum parentesco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola estou atras de parentes do neu pai que era da Paraiba sobrenome Batista Dantas vc tem nome dos seua parentes

      Excluir
  17. Boa tarde, o nome do meu pai é francisco batista da silva, foi registrado apenas com o sobrenome de sua mãe, ele nasceu em angicos, no rio grande do norte, gostaria de saber mais informações, pois ele desconhece sua origem.

    ResponderExcluir
  18. MEU NOME MARCIO JULIANO BATISTA SOU NETO DE DIONÍSIO BATISTA MEU AVÔ TEM UM IRMÃO CHAMADO GABRIEL BATISTA E UMA IRMÃ POR PARTE DE MÃE CHAMADA ODINA , EU NÃO SEI O NOME DOS PAIS DO MEU AVÔ SÓ SEI QUE ELES MORAVA NO PIAUI HOJE MEUS BIZA VOS SÃO FALECIDO , MAIS DEVE TER PARENTE DO MEU AVÔ NO PIAUI MEUS BIZA VOS ERA DONOS DE FAZENDA NO PIAUI ERA DA FAMÍLIA BATISTA

    ResponderExcluir
  19. Meu sobrenome é batista de sousa. Minha familia da parte de mae é toda batista, é do piaui.Meu pai tem teixeira de sousa.

    ResponderExcluir
  20. olá Meu nome é Eduardo Batista moro em Jucurutu - RN sou Batista por parte de meu avô Leandro Batista Neto que já faleceu tenho família também em Cruzeta - RN queria saber mais sobre a minha família e sua descendência meu avô também passou um tempo no sul do Brasil.

    ResponderExcluir
  21. Ola, meu sobrenome é Batista, herança do meu avo paterno. sou de minas gerais.

    ResponderExcluir
  22. joão batista de oliveira neto25 de setembro de 2015 às 21:09

    Sou de caicó rio grande do norte meu avó paterno era joão batista de oliveira tinha olhos azus meu pai tem eu e ums irmãos tanbem tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola bom dia meu avo tambem chamava se joa batista de oliveira . por parte do meu pai. morro em poa sao paulo . mais sou presisamente de jequier bahia . qualquer coisa entra en contato com migo antoniojesusbatista@bol.com.br

      Excluir
  23. Meu sobrenome é Batista Cavalcanti e sou de Pernambuco. Estou a procura de outros membros da família.
    Este sobrenome é por parte de pai, mas não tenho muita informação a respeito de avó materna e bisavós. Quem tiver parentesco por aqui....favor contactar

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de receber informações acerca da família "Batista do Canto". Temos essa ancestralidade em São João do Rio do Peixe - Paraíba.
    nivaldo.amador@gmail.com

    ResponderExcluir