sábado, 6 de fevereiro de 2010

Origem da família Paiva

Paiva - A família Paiva é de origem toponímica, pois o arroio Paiva é um afluente do Rio Douro, famoso em Portugal e cuja região é cheia de tradições históricas. Há menção à batalha de Ouriques (de Dom Henriques contra os mouros, século XII), fazendo-nos supor que esta família data daqueles tempos. Também há uma versão que a data dos antigos tempos romanos, mas sem dados concretos que mostrem haver uma continuidade genealógica deste aquela época. Os nomes, meio estranhos, também nos fazem lembrar muito mais a Idade Média portuguesa. O certo é que se origina de uma das cinco grandes linhagens portuguesas, uma das mais remotas a que foi gerada por Dom Arnaldo de Baião, Senhor de Baião, que teve vários filhos, entre os quais Dom Guido Araldes, senhor de Aguiar de Sousa e do Paço de Sousa, havido em dote por casamento com D. Leonguida Soares, filha de Dom Soeiro Echigues. Deste nasceu Dom Trocosendo Guedes, chamado de “Paiva de Riba do Douro”, que casou com D. Toda Hermigues, filha de Dom Hermigo Alboazar, da qual houve filhos, sendo um deles Dom Pedro, que do seu matrimônio com D. Toda Hermigues teve Dom Paio Pires Romeu, que de sua mulhar, D. Goda Soares, filha de Dom Soeiro da Maia, “O Bom”, e de sua mulher, D. Elvira Nunes das Astúrias, houve Dom Soeiro Peres de Paiva, chamado Dom Soeiro Mouro. Casou este Dom Soeiro Peres com D. Urraca Mendes de Bragança, viúva de Diogo Gonçalves, morto na batalha de Ourique, a qual consta ter sido muito formosa e era filha de Dom Mem Fernandes de Bragança e de sua mulher, D. Sancha Viegas de Baião, nascendo do matrimônio João Soares de Paiva, “o Trovador”, que se consorciou com D. Maria Anes, filha de João Fernandes de Riba de Vizela e de sua mulher, D. Maria Soares, com geração.
O apelido foi tomado do senhorio de Paiva, que possuíram, e as armas que lhe pertencem são: De azul, com três flores-de-lis de ouro alinhadas em banda. Timbre: uma aspa de azul, carregada de duas flores-de-lis de ouro nas pontas de cima ou de uma só flor no centro. Como é óbvio, no entanto, o uso daquele nome como apelido só viria a dar-se algumas gerações mais tarde, e com João Soares de Paiva, “o Trovador”, que viveu mais ou menos entre 1275 e 1325

15 comentários:

  1. eu sou da famili Paiva
    me chamo Maria Cristiany Rodrigues de Paiva
    eu tenho orgulho se ter esse sobrenome.
    thal,thal

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de salientar que a origem dos romenos é romama,por isso as pessoa que tiverem esse sobreno tem sanque romano em suas veias.

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho orgulho de ter o sobrenome PAIVA. Sou filho do Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  4. Os Paivas descendem de Dom Arnaldo de Baião, um descendente dos reis francos, que levam aos reis troianos, descendentes do personagem bíblico Jafé, filho de Noé.

    ResponderExcluir
  5. t.paiva.viana@bol.com.br6 de janeiro de 2014 às 23:55

    meu nome é tiago paiva, e ja me vinha uma ideia bem antes que esse sobrenome tão forte,tinha alguma ligação com portugal, é um pais que eu sempre gostei, e vou passa a gostar mais ainda!!! viva a todos que carregam esse sobreno,"PAIVA" , viva PORTUGAL

    ResponderExcluir
  6. Sou Juliana Paiva, não tinha ideia que tinha essa ligação com Portugal, vou procurar saber se consigo cidadania...

    ResponderExcluir
  7. Meu avo era dos Paiva e Cavalcante nome Francisco de Paiva Cavalcante, nasceu no Rio Grande do Norte gostaria de sabe se tem alguém que more em Serra do Martins..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não moro lá, mas acredito que seu avô seja da mesma linhagem dos meus, todos oriundos da serra de Portalegre, vizinho a serra Martins.

      Excluir
    2. me chamo Francisco Ferreira de Paiva Neto, herdei esse nome de meu avô ele era de Rafael godeiro, rio grande do norte, será que minha família pertence a essa linhagem portuguesa

      Excluir
  8. Sou Maria Eduarda Paiva e fiquei impressionada com esse texto achei que o sobrenome Paiva era de origem Brasileira

    ResponderExcluir
  9. Sou Paiva e muito orgulho da origem Portuguesa e Romana.

    ResponderExcluir
  10. Já li (infelizmente, não recordo onde) que a Família Paiva dividiu-se em duas linhagens (a Portuguesa e a Brasileira). Sendo através do Timbre (com uma ou com duas flor-de-lis) que se distinguem.

    ResponderExcluir
  11. Sou Paiva da ramificação de jardim de angicos desendete do cap Manuel José de Paiva

    ResponderExcluir
  12. Sou Vilmar luis Paiva. Orgulho de ser descendente de Portugueses. Nasci no Rio Grande do Sul . Na cidade de Porto Alegre. Um forte abraço a todos os Paiva.

    ResponderExcluir