quinta-feira, 28 de maio de 2009

História da família Fernandes

Mais um nome de família vem se juntar ao histórico de nossos troncos genealógicos: trata-se da família Fernandes, de onde se originam os primeiros filhos de vovó Bárbara, Francisco, Luiz, João, Rita e Maria. Colocamos aqui a história da família e brevemente maiores detalhes sobre os que herdaram este belo nome, que significa "pessoa de boa família".



FAMÍLIA FERNANDES

O nome Fernandes significa pessoa de boa família, honrado, originado das colinas de Portugal. As primeiras pessoas viveram em uma parte a oeste da Península Ibérica, a mais de 500 anos atrás. Porém, a primeira cultura identificada é a dos Ibéricos. Evidências arqueológicas nesta região são de aproximadamente 5000 a.C. Milhares de anos mais tarde, os Celtas invadiram a região. As duas culturas, Celtas e ibéricos, eventualmente se juntaram para formar uma definida cultura conhecida como Lusitanos. Mercadores Fenícios, conhecidos como Cartagineses, também foram comuns durante o séc. IX a.C.
No século II a.C., com a morte do líder dos Lusitanos, os romanos finalmente derrotaram este povo. O controle de Roma foi mantido por seis séculos e então a região foi conquistada pelas tribos Germânicas e, posteriormente, pelos Árabes. Em 711 d.C., os Mouros invadiram a região; somente o norte de Portugal permaneceu cristão. Aproximadamente 400 anos depois Afonso Henriques expulsou os Mouros com a ajuda espanhola. Ele formou o novo reino português. Afonso começa a reconstruir a terra de seu reinado em 1095 e perto de 1249, Portugal teria conquistado a área aproximada do que tem hoje.
Nos séculos seguintes, Portugal desenvolveu uma força colonial explorando terras e riquezas do globo. Ajudando exploradores como Bartolomeu Diaz e Vasco da Gama, Portugal conseguiu um império 20 vezes maior que seu próprio tamanho no extremo oriente, África e América do Sul. O auge do poderio Português foi provavelmente alcançado em 1497. Neste ano todos os Judeus foram expulsos da Península Ibérica; esta ação teve repercussões econômicas terríveis para Portugal. Além disso, esta pequena nação não poderia se manter com a rápida expansão marítima inglesa e holandesa.
Como a população medieval de Portugal era analfabeta, os escribas guardavam seus nomes simplesmente pelo som. É comum encontrar um indivíduo registrado em várias narrações antigas como muitas ortografias diferentes de seu sobrenome. O nome Fernandes também já foi Fernant, Ferrant, hernand, Hernan, Hernanz, Fermand, Fermon, Fernão, Ferao, Hernandez...entre outros.
Portugal e Espanha são intimamente ligados através de uma série de eventos históricos. Os dois países, considerados um só até a Idade Média, ficaram sob o domínio periódico dos Romanos e os Mouros. As línguas possuem muitas semelhanças de uma para outra, e os sobrenomes portugueses têm em comum traços dos sobrenomes espanhóis, particularmente influenciados por Árabes e Visigodos. O nome Fernandes demonstra a influência que a Espanha freqüentemente teve na cultura portuguesa como os sobrenomes compostos pelas palavras espanholas Fard e Nand significando viagem e ousadia, respectivamente. Combinadas estas duas palavras talvez tenham sido usadas como um sobrenome “apelido”, já que um sobrenome descreve uma característica dos originais portadores. Alguns pensam que este nome historicamente tenha sido usado por pessoas contrárias aos Mouros.
O nome Fernandes e suas variantes foi um dos sobrenomes mais populares em Portugal e na Espanha no período Medieval e permaneceu neste meio, muito comum ainda hoje na Península Ibérica.
Um dos primeiros registros de que se tem conhecimento do nome português é que Diogo Fernandes Correia defendeu o escritório do administrador de Flandres para o rei João II.
O escultor Gregório Fernandes (1576 - 1636) ganhou uma considerável fama em seu tempo através de vários trabalhos tais como Pietá, Batismo e Mater Dolorosa.
Quando o último nobre descendente português faleceu, Philip II da Espanha se tornou, obrigado, rei Philip I de Portugal no ano de 1589. Enquanto a Espanha estava em guerra com a França, o português John, Duke de Bragança, subiu ao trono em 1640. Este reinado seria mantido até 1910. Manoel II, que neste período era o então rei, foi forçado a abdicar do poder e a república era assim formada.
A república foi mantida até 1926. Neste ano, era instaurada a Ditadura e os militares assumiram o poder. Em 1932, Antônio de Oliveira Salazar assumiu o país. Dominado por Salazar, Portugal permaneceu fora da 2ª Guerra Mundial.
Portugal foi submetido ao regime ditatorial até 1974. Neste ano, os políticos retiraram o ditador Marcelo Caetano do poder e deram origem à concessão de independência às colônias. A partir de 1976, uma nova constituição era escrita e eleições livres eram possíveis. Hoje, Portugal é membro da União européia e tornou-se uma potência econômica. A partir do final do séc. XX, todas as colônias de Portugal ganharam a independência.
Como a história de Portugal era composta muitas vezes de conflitos e por força de indivíduos comumente agressivos, uma migração para as colônias se iniciou prematuramente. Estes colonos freqüentemente deixaram sua pátria para ganhar liberdade por causa das várias formas de perseguição de que eram vitimas. A maioria dos imigrantes que possuem o nome Fernandes se estabeleceram na América Central e América do Sul ou em várias colônias Portuguesas na Oceania, Norte da África e em Açores.
Algumas pessoas que carregaram este nome também se estabeleceram na América do Norte, mas não em grande número, pelas possessões de Portugal serem promovidas no sul. Na edição de 1984 do Relatório de Distribuição de Sobrenomes da Segurança Públicas dos Estados Unidos, o sobrenome Fernando e suas variações aparece classificado em 227º lugar como o mais popular sobrenome dos Estados Unidos. Neste mesmo relatório, o sobrenome Hernando e suas variações aparece em 52º lugar. Alguns contemporâneos notáveis trazem o nome Fernandes incluso em seus nomes: Jose Joaquin Fernandes de Lizardi (1776 - 1827), um escritor mexicano, que era conhecido como “O Pensador Mexicano”, Jose Hernandez (1834 - 1886), um autor argentino, que é creditado por criar trabalhos no Romantismo Espanhol e Keith Hernandez (1953 - ...), um jogador profissional de beisebol latino americano

38 comentários:

  1. Gostaria de montar minha árvore genealógica, como fazer? Erika da Costa Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Erika,
    Acesse este site
    http://www.meusparentes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante. Sei que meu bisavo era fernandes e tinha uma fazenda em Santa Barbara. Mas sempre achei que era espanhol...

      Excluir
  3. esse é o brasão da família fernandes?e, como eu posso criar meu próprio brasão?

    ResponderExcluir
  4. Para se criar um brasão basta que a pessoa peça a algum desenhista entendido em heráldica para fazê-lo. É mais apropriado criar brasão de um grupo social, somo uma família ou alguma entidade social; porém, fica difícil se criar um que represente apenas um indivíduo. Em todo o caso a pessoa pode fazê-lo, restando apenas divulgá-lo entre os amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, fica mais difícil se criar um que represente apenas um individuo.

      Excluir
  5. ola olha gostei muito desse blog eu tambem sou fernandes, eu ate meo avo samos fernades depois dar uma olhada onde a nossa familia entra nesta historia! meu nome é francisco wagner cavalcante Fernandes filho de Francisco Gelson fernandes que é filho de Antonio Fernades Filho!

    ResponderExcluir
  6. meu caro kb2
    Temos aqui várias histórias: dos Fernandes, dos Cacalvantis, dos Paivas, mas especiaomente da família Fernandes ainda temos poucas informações,como estas que você viu nesta postagem. Aguarde, que brevetemente estaremos dando mais dados sobres esta extraordinária família.

    ResponderExcluir
  7. Olá Boa noite, Cavalcante!!
    Adorei o blog... Sou da familia fernandes;
    Meu querido avô já falecido; era Antenor Fernandes neto , e, meu bisavo era Antenor de Souza Fernandes Filho. Eu sou Humberto D. Fernandes, meu filho; Anthenor Henrique Fernandes........vê se consegue mais informações desta familia maravilhosa!!
    Somos do Sul de Minas Gerais, especificamente de Guaranésia. Um grande Abraço

    ResponderExcluir
  8. Que blog interessante,Cavalcante! Só que veio corroborar ainda mais para aumentar as minhas dúvidas.Veja só: sou Queiroz Fernandes pelo lado paterno e Cavalcante pelo o materno,e os brasões de ambas as famílias são iguais?
    Acho bastante difícil a constituição de nossa árvore genealógica.Vou seguir o conselho do meu extinto pai:tendo Queiroz, Queirós ou Fernandes no sobrenome, não importa se é preto, branco, amarelo ou pardo, é parente. Assina:Maurílio Fernandes( google)

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dos comentários e postei o meu:framafe1@hotmail.com
    Francisco Maurílio Fernandes, natural de Luís Gomes, RN

    ResponderExcluir
  10. Ola meu nome é Karina Fernandes, meu pai era Elias Fernandes e o pai dele meu avô Bbenedito Fernandes. Gostaria muito de saber como foi parar o sobrenome Fernandes em minha familia!

    ResponderExcluir
  11. oi eu li em um site que o sobrenome fernandez ou fernandes é um sobrenome judeu. e todos sabemos que aviam judeus em portugal.entao fernandes é judeu ou portugues? responde pra mim porfavor!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, também sou da familia Fernandes e queria saber se todos que possuem o sobrenome Fernandes vem da mesma familia no passado. Meu nome é Juliana Fernandes Vieira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hey Juuu

      meu pai é um Fernandes Vieira, ele veio de Mato grosso do Sul. será que vcs ñ são da mesma família?!

      Excluir
  13. Muito bom, tb sou Fernandes, gostaria de saber mais de minha origem, isto é muito caro? e o brasão é possivel se fazer? Grato
    Sidney Fernandes

    ResponderExcluir
  14. sr. cavalcante sou da familia fernandes tenho muita curiosidade de saber sobre afamilia fernandes de itamarandiba minas gerais

    ResponderExcluir
  15. Ola, Cavalcante eu também sou da família Fernandes e queria saber como eu posso fazer a minha árvore genealólica e descobrir quem são os meus outros parentes q não conheço.
    Edilson Santos Fernandes

    ResponderExcluir
  16. ola meu nome é lene fernandes,o que eu sei é que minha bisavó era india que se casou com um português.meu avô era adhemar fernandes.gostaria muito de saber minha descendencia.minha familia é de valença.RJ

    ResponderExcluir
  17. ola meu nome Maria das graças fernandes,Meu avô materno julião josé fernandes bisavô Manueljosé Fernandes veio de portugal, Meu pai José Bezerra Fernandes filho francisco Araújo Fernandes vieram morar no ceará depois de vir do pernambuco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu iranildo fernandes moro em pernambuco e tenho familia no ceara sera que nois somos parentes?

      Excluir
  18. Observo q a maioria dos Fernandes tem origem no sul de minas assim c/ eu.Paulo M. Fernandes

    ResponderExcluir
  19. Olá meu nome é Ivete Fernandes dos Santos, o nome do meu pai era Benedicto Fernandes dos Santos, ele nasceu em Barretos interior de SP, eu penso que é muito difícil saber alguma coisa sobre meus antepssados pois meu pai nunca quiz dizer nada sobre ninguem da família dele.Não sei o motivo só sei que ele veio sózinho para a capital com 14 anos. Mesmo assim agradeço a atenção.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se faço parte dessa grande família. Eu me chamo Antonio Ademir Fernandes.

      Excluir
  20. eu tambem faco parte da familia fernandes ( Renato b fernandes ) MEU PAI ERA dURVAL FERNANDES, MEU AVO ERA DIONISIO FERNANDES E MEU BISAVO ERA DIONISIO FERNANDES FILHO E MEU TATARAVO ERA DIONISIO FERNANDES. voces sabem me dar mais detalhes dos meus antepassados:

    ResponderExcluir
  21. MEU NOME É MARCO ANTONIO FERNANDES,,,,MINHA MÃE GERLDA FERNNDES,,,,ELA É DE ITAMARANDIBA-MG,COMO SBER SE TENHO FAMILIA AI EM MINAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olà Marcos, A familia fernandes é bem conhecida nessa região. Sou primo segundo de DOM SERAFIM FERNANDES DE ARAUJO nascido em minas novas, sua mãe era irmã de minha avó que nasceu itamarandiba

      Excluir
  22. eu também sou um Fernandes e gosto muito do meu sobre nome e porque tem Fernandes com z no lugar do s?

    ResponderExcluir
  23. meu nome e elis regina fernandes farias filha de vivaldo fernandes farias neta de hotaviano fernandes farias moro em mandaguaçu pr o apelido do meu pai era tio vivi telefone 91257911

    ResponderExcluir
  24. Ola!! Me chamo cleuzimar fernandes da silva.moro no tocantins meus avos vieram de grota grande diamantina minas gerais. Eles se chamavam joao fernandes dos santos e josefina nunes da silva. Gostaria de conhecer os irmaos de meu avo.. Nunca tivemos noticia..

    ResponderExcluir
  25. Apesar de não ter herdado o sobrenome fernandes, tenho algum conhecimento acerca de minha arvore genealógica. O sobrenome fernandes pertence a um de meus antepassados, no caso, meu bisavô, que se chamava José Fernandes (espanhol), que era casado com Maria Elvira da Silva Fernandes (brasileira). Ambos viveram na cidade de Vermelho novo em Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Fernanda Patrícia Fernandes. Meu tataravô que veio de Portugal, chamava Manoel Fernandes, meu bisavô Antônio Fernandes Junior. Moro em Sertãozinho/ SP. Gostaria de saber se alguém conhece alguma coisa a mais da minha família.

    ResponderExcluir
  27. Tenho ramo da família Fernandes oriunda da região de Jaen (Espanha). Vieram para Buenos Aires (Argentina), uma parte por lá ficou e a outra veio para São Paulo. Meu avô (Daniel Fernandes) foi para Monte Alto/SP e um tio avô (Emílio Fernandes) ficou na capital, na rua Guaiaúna no bairro da Penha.Havia também um irmão chamado Fernando Perales. Não tenho contato com nenhum deles mais, caso alguém deste remo de família deseje entrar em contato, segue meu e-mail: aribraga52@bol.com.br - Abraço à todos!

    ResponderExcluir
  28. O meu nome é Rui Fernandes e sou das montanhas do centro de Portugal em muitas gerações anteriores tenho em ascendência D. Urraca Fernandes primeira donatária da Vila de Sandomil o proprio nome da Vila é um tributo á luta anti islâmica, podem verificar no Google, nome muito honrado e respeitado nas Beiras e em Portugal em geral, grande abraço a todos...

    ResponderExcluir
  29. Meu nome é :Charles Fernandes vieira.quero saber se temos laços judaicos tem como você mim responder.e você disse que é só pedir um brasão! Então tem como você mim enviar um brasão. ..sou de recife (pe)

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, meu nome é Ricardo Ap. Perez Fernandes estou procurando descendentes de meus bisavós João Manuel Fernandes e Maria Monteiro vindos de Portugal e casados aqui no Brasil na cidade de Brodowski/SP tiveram 4 filhos um deles meu avô José Fernandes, obrigado.

    ResponderExcluir
  31. eu sou devanu de souza fernandes gostaria de saber se todos os fernandes tem grau parentesco

    ResponderExcluir