segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A ORIGEM DA FAMÍLIA HOLANDA NO BRASIL


Na página da Família Holanda (genealogias de famílias cearenses) há o seguinte relato sobre esta família:

"Os Holandas provêm do holandês Arnau Florentz, ou Arnau de Holanda, nobre que teve completa adaptação ao Brasil. Era filho de Margaretha Florentz e Hendrick Van Holland, Barão de Rhijnsburg. Consta que Margaretha(*) seja irmã de Adriano Florentz, Papa Adriano VI, o último Pontífice não-italiano até à eleição de João Paulo II. Arnau, natural de Utrecht, Holanda, possuía o título de Barão de Theorobonet. Atendeu ao convite de Duarte Coelho em 1535, trazendo para o Brasil a sua vontade de concorrer para a fundação de uma nova nacionalidade e de transplantar para os trópicos os progressos dos conhecimentos do seu tempo.

Casou-se em Pernambuco com D. Brites Mendes de Vasconcelos, tendo criado uma família que desde os primeiros tempos coloniais mostrou grande interesse em engrandecer a nova pátria, colaborando com os demais que tinham os mesmos interesses e atendendo a todos os reclamos que esta magna empresa exigia dos que a ela se afeiçoavam. Brites, quando jovem, orfã, ainda em Portugal, contava com valioso apoio familia Real. Conforme Antonio José Victoriano BORGES DA FONSECA em seu livro Nobiliarchia Pernambucana, de 1748, numa referência a Brites Mendes de Vasconcelos, diz que a Rainha D. Catarina, mulher de El-Rei D. João III, “a entregara a D. Brites de Albuquerque quando passou à Pernambuco em companhia de seu marido o Donatário Duarte Coelho, recomendando-lhe a sua acomodação, ao que generosamente satisfizera D. Brites de Albuquerque, casando-a com Arnau de Holanda e dando-lhe em dote muitas terras, nas quais fundou Brites Mendes muitos engenhos, que possuem hoje seus descendentes.”

Do matrimônio de Arnau de Holanda com Brites Mendes de Vasconcelos nasceram: Christóvão, Augustinho, Isabel, Ignez, Anna, Maria e Adrianna. O Ceará recebeu muitos membros ativos deste clã, representados pelos bisnetos e trinetos de Arnau, que chegaram às praias de Aracati e Cascavel no decênio inicial do século XVIII. À exemplo de outros parentes e contraparentes, vinham com a idéia de instalar no Ceará engenhos de açúcar, o que não foi possível; mas dirigindo as suas potencialidades para os outros ramos da indústria pastoril e agrícola, firmaram-se nas zonas sertanejas de Quixadá e Quixeramobim, no criatório de gado vacum, e pouco mais tarde na serra de Baturité, introduzindo ali as excelências da cultura elitizante do café. Participaram menos que os antecedentes nas lutas políticas, preferindo a atividade do campo para demonstrar esta adesão ao progresso do Ceará.

(*) - Nota enviada pelo Dr. Heriberto Carvalho Galvão, Juiz de Direito na cidade do Recife, também descendente de Arnau de Holanda por parte da família Linhares, de Sobral, Ceará, observa que o Pastor holandês Dr. Frans Leonard Schalkwijk , em extenso trabalho enviado ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), com pesquisas junto a “Gemeente Archief Utrecht” (GAU), “Rijks Archief Utrecht” (RAU) e outras fontes, concluiu que há possibilidade de Margaretha Florensz (Margarida Florência) ter sido, na realidade, filha de um dos dois únicos irmãos do Papa Adriano VI - Claes ou Jan Dedel Boeyens. Margaretha teria se casado com Hendrick van Rhijnsburg (Henrique de Holanda na grafia holandesa) e teria um filho de nome Arnold Hendricksz (Arnau de Holanda), ou Arnoldo, filho de Henrique. Ainda, segundo esses estudos, Henrique de Holanda teria sido provavelmente um Bailio (magistrado provincial encarregado de defender os bens e direitos dos nobres) de Rhijnsburg e não Barão, como mostra Borges da Fonseca. Sendo assim, Arnau teria sido sobrinho-neto do Papa Adriano VI e não sobrinho deste, conforme aponta a maioria dos genealogistas.
Diz ainda o Dr. Heriberto que parte das pesquisas do Dr. Frans Leonard Schalkwijk foram localizadas nos “Transportenbokjes”, contendo dados sobre transferências, etc., e no “Klapper op de burgers van de stad Utrecht”, contendo referências e nomes dos cidadãos daquela cidade entre l306-l579. “Os documentos consultados encontram-se em ótimo estado de conservação ou restauração” - relatou o próprio Dr. Schalkwijk. Tal pesquisa foi requerida pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. Disse ainda ter aquele estudioso holandês consultado o “Testamentenklapper” (relação de documentos notariais da época) e o “Centraal Bureau voor Genealogie” (CBG), em Haia, bem como em livros sobre a nobreza na Holanda, documentação sobre a família Dedel, sobre o Papa Adriano VI, etc. Acrescenta, ainda, que os DEDEL eram considerados “nobres”, como o próprio nome indica (d´Edel – o nobre), enquanto os BOEYENS-FLORENSZ eram burgueses, cidadãos conhecidos de Utrecht. Os BOEYENS haviam prosperado, enquanto os DEDEL haviam empobrecido".

Frei Jaboatão assim explica a origem da família Holanda que veio para o Brasil:
“1. Arnao de Holanda foi filho de Henrique de Holanda Baravito de Reneoburg, natural de Ultreque, o qual Henrique de Holanda foi casado com Margarida Florença, que era irmã do Papa Adriano VI, e foi casado Arnao de Holanda com Brites Mendes de Vasconcelos, que era filha da Bartolomeu Rodrigues, camareiro-mor do infante D. Luiz, filho del-rei D. Manuel, e casado com Joana de Góes de Vasconcelos". (Pedro Calmon, Introdução e Notas ao Catálogo Genealógico das Principais Famílias, de Frei Jaboatão, vol. I, pág. 64).
Esta família que se origina da Holanda (Arnao nasceu em Ultrecht) já se encontrava no Brasil quando os holandeses invadiram a Bahia e Pernambuco. O Patriarca da família já não existia em 1594 quando o filho, Agostinho de Holanda, então com 38 anos, depôs perante a Inquisição.
É provável que o nome Holanda tenha sido colocado em Portugal, pois era comum irem para a Península Ibérica fugitivos das guerras religiosas que grassavam nos países batavos (que na época eram dominados pela Espanha), e chegando lá mudarem os nomes para escapar de alguma vingança. Estes trânsfugas eram mais fugitivos do que desertores, pois procuravam escapar de perseguições por causa de suas convicções religiosas, levando assim para Portugal e Espanha as melhores credenciais de sua fidelidade à Igreja e à Fé Católica. Chegando no Brasil tiveram os mais sérios motivos, além da Fé Católica, em lutar contra os invasores holandeses no início do século seguinte.
É de ressaltar, no entanto, que não se conhece um Holanda famoso na luta contra os holandeses, como ocorria com os da família Cavalcanti, que eram mais numerosos e bem disseminados pelo Nordeste. No entanto, há dados históricos mais antigos desta família, como um João de Holanda, conde de Huntingon e irmão de Eduardo III, rei da Inglaterra no final do século XIV, conforme cita o historiador Oliveira Martins em sua obra "A Vida de Nun'Álvares" (Lello & Irmão - Editores, pág. 253).
Um nome que se destacou no período colonial foi o de Adriana de Holanda, matriarca da família em Recife, filha de Arnao de Holanda. Casou-se com o oficial alemão Cristóvão Linz, que conquistou as terras de Porto Calvo. O casal se estabeleceu no que hoje é o estado de Alagoas, fundando ali sete engenhos ao longo do litoral até o cabo de Santo Agostinho. Teve vida longa, sabendo-se que em 1640 ainda vivia com 100 anos de idade.
Hoje se destacam poucos remanescentes desta família, notando-se especialmente Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, lexicógrafo, filólogo, gramático, autor de famoso dicionário, nascido na cidade de Passo de Camarajibe (AL), em 1910, e falecido no Rio em 1980; Francisco Buarque de Holanda, filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, nasceu no Rio em 1944, é compositor de músicas populares; Sérgio Buarque de Holanda, nasceu em São Paulo em 1902, onde veio a falecer em 1982, escritor, sociólogo e historiador, também foi um dos que participou da Semana de Arte Moderna de 1922; Gastão de Holanda, nascido em Recife no ano de 1919, trata-se de ficcionista, crítico, poeta e artista gráfico, publicou alguns contos regionais; Nestor de Holanda Cavalcanti Neto, jornalista e compositor popular, nasceu em Vitória de Santo Antão (PE), no ano de 1921, e faleceu no Rio em 1970.

37 comentários:

  1. Gostaria de saber a origem de minha família paterna, se tem alguma coisa a ver com a história ou é apenas o acaso ter esse sobrenome.
    Meu avô se chama Clovis Hollanda Santos e é de Pernambuco. Diz ele que a origem da família é de uma índia com um holandês, mas parece tão clichê que custo a acreditar...
    Agradeço qualquer informação!
    anapaulaholanda@globo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso blog trata apenas das origens remotas de nossas famílias. Para saber a origem mais recente de um ancestral é necessário fazer uma pesquisa em cartórios de onde nasceram as pessoas. Portanto, fica difícil atender o pedido de Ana e outrs semelhantes que ocorram.

      Excluir
    2. tente o registro no site da igreja mormom

      Excluir
  2. gostei muito desse brasão, tambem sou um Holanda.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de saber um pouco mais sobre a origem da minha familia. muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Não há ***nenhum*** documento falando desse Heinrich von Rheinburg, ou sobre Margrete; ao depor perante a inquisição, Arnal de Holanda silencia sobre o suposto parente papa. Sua mulher Brites Mendes - nunca referida como Vasconcellos em docs contemporâneos - era uma judaizante notória, filha de vítima da inquisição.

    Creio fosse Arnal filho de Jakob de Holanda e de Leonor Mendes, “a Dona Rica,” judeus ambos.

    ResponderExcluir
  5. sou de Alagoas e gostei de saber sobre a origem dos Holanda, porque minha avó materna foi uma holanda cavalcanti, nascida em Viçosa-Al.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Holanda vem da Inglaterra e nao da Holanda, apenas passaram por la. Familia nobre de Upholland, Lancashire que emigrou pelo mundo.

      Excluir
  6. Adorei Saber Um pouca mais da origem da minha familia.Muito Interessante!

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI DE SABER A ORIGEM DO MEU SOBRE NOME

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber a origem de minha família Materna.Minha Mãe Carminha Holanda era prima da poetisa Celina de Holanda

    Contatos: luciano_holanda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. puxa, que incrível.Eu não sabia de nada disso, eu me orgulho da minha origem.Meu avô, José Cavalcante,nasceu no Piauí e sua mãe chamava-se Luciana de Holanda Cavalcante, que tinha origens do Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô tambem e do piaui, chama-se de teodoro alves de holanda

      Excluir
  10. eu sou uma holanda com muito orgunho porque alen de ser um nome lindo e uma historia muito melhor o holanda veio pelos meus vos paternos que era primos e se casaram antonio expedito holanda maria do sorroro holanda e tam bem vei o sobre nome pierre ele vinheram do ceara mais moraram en itapaci goias meu mail e
    carla.holanda26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Também tenho o Holanda em meu nome, sou filho de José Cavalcante de Holanda, o mesmo nasceu em Pernambuco, mas não conheço nenhum parente por parte de PAI, sei que o mesmo tem um irmão (meu Tio que não conheço, rsr) chamado Milton, sairam do Nordeste sentido Presidente Prudente, depois foram para o Paraná e por fim São Paulo, qualquer novidade entrem em contato emerson.holanda@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai também é de pernabuco o nome dele é Antonio Cavalcante de Holanda tbm não conheço a familia do meu pai

      Excluir
  12. Minha avó Maria do Carmo Linhares Figueiredo, dizia ser de origem holandesa. e morava em Sobral=Ce, era sobrinha de José Linhares; Casou-se com Antonio dos Reis Cavalcante que era Tenente Coronel do exercito e morava em Crato-CE,isto nos fins do seculo 19 e inicio de 20;Vieram para o amazonas e rondonia.Não temos nenhum documento que nos diga quem foram nossos bisavós.Agora minha filha Paula Rogeria Cavalcante Zago, a caçula, quer saber nossas origens. Voces poderiam me ajudar. Maria do Carmo Ferreira Cavalcante. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá senhora Maria. Estou fazendo uma pesquisa sobre as origens da família holanda e creio que podemos ajudar a responder a sua filha meu e-mail e marconesrevestbem@gmail.com

      Excluir
  13. Sou descendente de Arnau de Holanda e,por conse-
    guinte,estudei acerca do nosso ancestral em li-
    vros de genealogia antigos tanto em Portugal
    quanto quanto no Brasil.Assim como é sabido
    acerca da existência de um outro Holanda,ou se-
    ja,Jácome de Holanda.Era costume em Portugal que
    as pessoas provenientes dos Países Baixos eram
    conhecidas por Fulanos de Holanda,isto é,sem ha-
    ver nenhum parentesco entre si.Jácome de Holanda
    prestou grandes serviços ao Rei de Portugal à época,inclusive sendo o primeiro europeu à ser-
    viço do Reino português a viajar por terra até
    o país da Ìndia.Por sua dedicação ao Rei,o mesmo
    foi agraciado com um Brasão.Jácome era natural
    da Vila de Dorte(Dordrecht),na Província da Ho-
    landa do sul.Era tido como nobre.O mesmo chegou
    em Portugal por volta do início do século XVI.
    Casou-se com a criada alemã da Rainha.Os seus
    nobres descendentes herdaram Jácome como sobre-
    nome.o meu e-mail é elizabethbilro@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  14. Amooooo D+ meu Sobrenome, Holanda é um nome Lindo, Gostei de Saber a Origem do meu Sobrenome...

    ResponderExcluir
  15. Maria Aparecida Cavalcante
    Email: cidacavalcante@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  16. GRAÇAS A DEUS MINHA FAMÍLIA SER HOLANDA CAVALCANTE, POIS NÃO TENHO NENHUMA DESCENDÊNCIA PORTUGUESA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kk kuanta ignorancia tenho um sobrenome de origem portuguesa e outro de origem espanhola mas tenho ancestrais hollanda, cavalcanti, et cetera..seu sobrenome nao indica sua ascendencia apenas os que herdou..se vc tem pai e mae e um deles tiver um sobrenome portugues e outro nao portugues e vc herda so o nao portugues nao ker dizer nada pois so herdou um sobrenome por ancestral mas isso nao anula o que esta no seu dna..muito melhor descender do minho ke muitos ke se dizem firenze e hanseatico mas nao chega nem a pocahontas..

      Excluir
    2. Eu tenho dois sobrenomes portugueses, mas não significa que só tenho portugueses entre meus ancestrais. Minha mãe tem mãe alemã, mas esse sobrenome não aparece em meu nome. Quem é nordestino, mesmo sendo Holanda Cavalcanti, certamente tem muitos portugueses como antepassados, a grande maioria.

      Excluir
    3. Meu avo é Otacílio holanda cavalcante, ele é de Pernambuco também, ele e de um cidade do interior de Pernambuco chama Bonito.

      Excluir
  17. Também sou integrante dessa família tão grande, e muito reconhecida aqui em Brasília, Minha avó Antônia Holanda, filha de Deusdete Holanda Cavalcante, dono de uma enorme terra em Lagoa do Barro no Ceará, que ainda vivo, conta aos filhos de seus bisnetos suas histórias. Adorei conhecer a história dos meus ancestrais!

    ResponderExcluir
  18. Sou Telina de Holanda, o holanda veio do meu avô Raimundo Holanda no Ceará.

    ResponderExcluir
  19. Tem algum Félix de Holanda por aí????

    ResponderExcluir
  20. Casamento de CRISTOVÃO DE HOLANDA CHACON E TEREZA DE JESUS ""Aos três de janeiro de mil sete centos e oitenta e hum na capela do Umari, desta freguesia do icó, feitas as denunciações na forma do sagrado Concílio Tridentino, sem se descobrir impedimento algum e em presença do reverendo frei André de Janeta Catharina religioso da Reforma de Nossa Senhora do Carmo com a paroquial licença . Sendo presentes por testemunhas o sargento Mor Pedro de Brito e Manoel Barbosa . Se casaram solenemente por palavras de presente Cristovão de Holanda Chacon natural da cidade da Paraíba de onde apresentou banhos correntes, filho legítimo do alferes Antonio de Holanda Chacon e Tereza Maria de Jesus,natural desta freguesia do Icó, Filha do sargento mor Pedro de Brito Vasconcelos e Antonia Ribeiro Campos. E logo receberam as bençãos confrome as cerimônias da Santa Madre Igreja , foram examinados na doutrina cristã como tudo constava da certidão do dito padre que assistiu o seu recebimento . E para constar mandei fazer este assentamento em que assignei.""" Padre Felix José de Miranda , cura vigário da Freguesia do Icó. FONTE: Livro de casamentos da Freguesia do Icó, CE, 1742-1800. Folha 150 frente.

    ResponderExcluir
  21. Sou um Holanda por parte de meu pai, nascido em Itaporanga - PB, tanto eu, meus irmãos e meu pai, temos características nórdicas.

    ResponderExcluir
  22. Sou um Holanda por parte de meu pai, nascido em Itaporanga - PB, tanto eu, meus irmãos e meu pai, temos características nórdicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem interesse em genealogia Sara?

      Excluir
  23. Gente, voces estão viajando o Arnau de Hollanda, era Judeu, ele tinha inventado a origem de barão holandês para se livrar da Inquisição, isto e fato pesquisem na internet , ou consultem um genealogista serio que voces constatarão, ele era Holandês, mas de origem Judia, nunca foi parente do papa,
    Sua descendência foi nobre no Brasil.

    ResponderExcluir
  24. boa noite Sou Marcio de Holanda Cavalcante,gostaria de mais informações da parte de meu avo paterno Aloissio de holanda Cavalcante de arapiraca Maceio AL

    ResponderExcluir
  25. As primeiras notícias acerca do holandês Arnau de Holanda,segundo Pereira da Costa,tratando das capelas existentes na Igreja Matriz do Salvador do Mundo,à página 471,diz o historiador Pereira da Costa,"Anais Pernambucanos "(...)Havia,ainda,mais uma outra capela de padroado particular,fundada pelo mesmo tempo e pertencente a Arnau de Holanda e sua mulher,Brites Mendes de Vasconcellos,cuja invocação se ignora(...).nO vol.6,"Anais Pernambucanos",tratando-se das terras do També:(...)"Aquela terra do També que,originalmente,vinham de uma sesmaria concedida pelo donatário ao fidalgo flamengo Arnau de Holanda,que casou em Pernambuco com uma senhora de distinção". É de 1566,segundo Pereira da Costa,a sesmaria de uma légua de terras,naquela ribeira,doada a Gaspar Alves de Pugas e,de 1568,uma outra,de uma légua em quadro,na mesma zona,dada a Arnau de Holanda,que nela levantou o engenho Santo André e,adiante:Duarte Coelho de Albuquerque doou a Arnau de Holanda,as do rio Jaboatão e Muribeca".

    ResponderExcluir
  26. Me chamo João Paulo Holanda Soares, minha família é da região Norte do Brasil, mais precisamente do Acre, para que todos saibam que a descendência do sobrenome ja alcançou toda extensão territorial do país, gostaria de informações a respeito dessa ramificação da família Holanda, as únicas informações que tenho é de que durante a segunda guerra mundial, muitos cearenses migraram para o Norte em busca de emprego, o qual meu avô (Joaquim Pedro de Holanda) é um deles. Agradeço a quem possa ajudar, meu contato: (dr.joao.paulo@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  27. Ola pessoal até agora não entendo de onde vem estes holandas.meu trisavô é José holanda rodrigues e é espanhol.ja procurei de todo o lado e não sei de onde veio este sobre nome holanda no meu trisavô. Por favor me ajudem

    ResponderExcluir