Ceará para americano ver

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Origem da Família Cavalcanti

Cavalcanti ou Cavalcante- Família originária da Itália, que se diz ter vindo da França antes do século XIV. A prova da antiguidade da família é constatada por Guido Cavalcanti, nascido em Florença por volta de 1255, poeta famoso, precursor de Dante Alighieri na literatura renascentista denominada “dolce stil nuovo”. Baptista Cavalcanti, ilustre fidalgo de Florença, muitos anos depois de Guido, casou-se com Francesca Achioli, filha de Zenóbio Achioli e de Catarina Delfim. Tiveram como filhos Rodrigo e Antônio Cavalcanti, o primeiro dos quais foi morar em Castela, onde deixou nobre descendência. O outro, Antônio Cavalcanti, teve como filho Filipe Cavalcanti, que mudou-se para Portugal e de lá para o Brasil.
Filipe Cavalcanti foi acolhido em Pernambuco por Duarte Coelho e seu cunhado Jerônimo de Albuquerque, por volta de 1548. Jerônimo de Albuquerque era casado com uma princesa indígena, D. Maria do Espírito-Santo Arco-Verde, tendo deixado uma numerosa geração de 24 filhos. Foi dela que se originou a família Cavalcanti Arcoverde. Casou-se, então, Filipe Cavalcanti com uma das filhas de Jerônimo de Albuquerque e Maria de Arco-Verde, D. Catarina de Albuquerque, daí se originando a estirpe dos Cavalcanti de Albuquerque. Filipe e D. Catarina tiveram onze filhos.
Diz-se que os pais de Filipe Cavalcanti eram descendentes do Duque Cosme de Médici (chamado Cosme I) e de Giovanni Cavalcanti mais D. Genebra Manelli (ou Magnelle). Daí haver o mesmo Felipe recebido título de nobreza do referido Duque em 23.8.1559.
Jaboatão diz que por causa de uma conjuração, que fez com seus parentes Holdo Cavalcanti, Randolfo Pucci e outros, contra o duque Cosme de Médicis, fugiu para Portugal, e não se dando por seguro na Europa passou a Pernambuco.
Em torno de 1578 diz dele seu compatrício e conhecido Filipe Sassetti, que perambulava em Portugal, em carta a um amigo de Florença: “É homem de grande autoridade e que se impõe a todos, até mesmo ao governador. Dizem tem grande estado, com muitos pajens e cavalos, e gasta por ano mais de cinco mil escudos. Seu negócio é de engenhos de açúcar”. (J. Lúcio de Azevedo, Viagens de um florentino a Portugal e à Índia, séc. XVI, in Rev. de Hist. 13º vol., pág. 113, Lisboa, 1924).
De seu consórcio com D. Catarina nasceram onze filhos. A data de sua morte não se apurou ainda; sabe-se que de alguns anos sobreviveu ao sogro e precedeu à esposa, que em 4 de junho de 1614 lhe foi fazer companhia na mesma sepultura, na matriz de São Salvador, em Olinda.
(cf. “História Geral do Brasil” – vol. I, pág. 297, Francisco Adolfo de Varnhagen).
Há um ramo da família que trocou o "i" final por um "e", talvez por puro brasileirismo, como ocorre, por exemplo, com alguns nomes como Giovani, que são modificados no momento de se registrar os filhos nos cartórios.

49 comentários:

  1. Parabéns a Família Cavalcante. Tb pertenco a esta maravilhosa família Cavalcante, mais temos Cavalcante com "e" e com o "i", minha tia da família Cavalcante de Albuquerque(i) falava sobre a geneologia e muitos destes nomes comentou.Porém até agora nao consegui juntar o quebra cabeça. rsrs. Moro em Maceió, mais seus bisavós são de Pernambuco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voc poode seer meu parente , minha vó era de alagoas e ela é cavalcante de alburquerque

      Excluir
    2. CBC- 01/12/2012-00hs/15 minutos
      eu tenho cavalcante em meu nome,minha avó veio de (Benin)huma provincia Francesa europa,meu pai naceu em,1888 na Bahía atraves de pesquisas,descobrí que,é europeia minha origem.Muito me orgulho de pertencer a familia CAVALCANTE.moro em Goiânia go.

      Excluir
    3. Sou de Natal e minha família(bisavós)é Cavalcanti de Alburquerque kk

      Excluir
  2. eis aki um cavalcante, neto de alfredo soarez cavalcante, alagoano. abraço a todos

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou da familia Cavalcante,meus avós paternos,tambem me contavam histórias,mas não conheço quase ninguém. Meus avos e meu pai faleceram.
    Moro em Miracema,interior do estado do RJ,me mamdem fotos.
    Sei q tenho parentes no Ceará,meu avÔ contava q o Flavio Cavalcanti era primo dele.

    ResponderExcluir
  4. parabéns familia Cavalcante sou de Quijingue bahia porem meu avô onde herdou o sobre nome veio de Pernambuco

    ResponderExcluir
  5. Meu sobrenome também é Cavalcante, porém não sabia até agora da minha origem. Fiquei surpresa em saber de alguma coisa sobre a família Cavalcante. Eu não moro em Maceió nem tão pouco em Pernambuco, sou uma Sergipana.O meu avô era de Maceió e nunca fiquei sabendo da minha origem.

    ResponderExcluir
  6. Meu avô se chamava Sebastião Cavalcanti da Silva, morreu aos 98 anos em 1996,na cidade de Mari pb. A minha sogra também pertence a esta família, mas é da cidade de Serraria pb. A mãe dela se chamava Rita Cavalcanti.

    ResponderExcluir
  7. oi, eu tb sou descedente da família: minha bisavó é calvacanti e meu bisavô é albuquerque e ambos eram pernambucanos

    ResponderExcluir
  8. ei sou de maceio alagos da familia cavalcante weslley roberto laurindo cavalcante da silva parente de tenorio cavalcante e filho de benedito edson cavalcante da silva

    ResponderExcluir
  9. EU TENHO MUITO ORGULHO DE SER DESSA FAMILIA...

    SHEILYANNE CAVALCANTE FEITOSA.

    TENHO MUITO ORGULHO DE SER DESSA DUAS FAMILIA.
    BJS ATODOS DESSA FAMILIA.

    ResponderExcluir
  10. Sou da familia cavalcante, minha avo era Margarida Grilo Bahia e meu avo Raimundo Attlas Cavalcante tambem bahia! Nao sei muito sobre a familia sei que meu avo tem 3 irmas tambem na bahia
    Meu nome e Gilson Cavalcante e Silva

    ResponderExcluir
  11. oi! eu tb tenho cavalcante mas em ves i é com e.parabés!!!

    ResponderExcluir
  12. Tbm pertenço a esta família! Cavalcanti, sou de Goiânia (GO, avô e pai é de Pernambuco tbm.

    ResponderExcluir
  13. isso é muito interessante, tenho orgulho de ser um cavalcanti.

    ResponderExcluir
  14. MEU NOME É TANIA PAULA CAVALCANTE BEM DA ONDE VEM ESSE BEM É QUE SÃO ELAS.....

    ResponderExcluir
  15. Olá meu nome é Vania Bezerra, o meu bisavô era um Albuquerque Cavalcanti e os demais da geração tem seu Cavalcanti com "i". A origem de nossa família é de Arco Verde Pe.

    ResponderExcluir
  16. PARABÉNS PARA NÓS,EU TAMBÉM SOU CAVALCANTE COM "E" POR DE CARTÓRIO. MEU PAI ERA COM "I"

    ResponderExcluir
  17. GOSTEI MUITO DA NOSSA HISTÓRIA,PARABÉNS PELO ÓTIMO TRABALHO.EU TAMBÉM SOU CAVALCANTE,BJS E ÓTIMA SEMANA !!!

    NATI CAVALCANTE

    ResponderExcluir
  18. oi meu nome é Wescley e eu Tambem sou da familia Cavalcante meu nome completo é Wescley Cavalcante de oliveira eu tenho muito orgulho de ser dessa familia maravilhosa amo todos vcs

    ResponderExcluir
  19. Eu sinto um grande orguho de pertencer a esta familia grandiosa, meu pai é de Sertânia-PE, e o meu avó veio para Minas Gerias com todos os seus filhos que são ao todo 10 (dez), aqui em Minas a nossa familia é muito grande, tem-se em torno de 250 pessoas, eu no momento estou morando em Brasilia-DF, mas todos os anos vou a Minas matar a saudade, tenho uma grande esperança de conhecer os Cavalcante, principalmente os de Pernanbuco que é o berço dos Cavalcantes(is),e se possivel depois os do Céara, Alagoas, sergipe e muitos outros, pois a nossa familia é imensa, o meu nome é Milton de Siqueira Cavalcante. Imail pra contato miltoncavalcante@pop.com
    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nós, Milton, temos muita vontade de nos conhecer. Nossa família (que tem parte no Ceará e parte no Rio Grande do Norte) também é muito grande: reunimos em Fortaleza quase duzentas pessoas nos 90 anos de nossa mãe. Acompanhe nosso blog, que estaremos sempre trazendo novidades sobre nossa grande família.

      Excluir
  20. SOU ARISTIDE,PARABÉNS TAMBEM PERTENÇO A ESSA GRANDIOSA FAMILIA! APESAR DE NAO TER O SOBRENOME,(MAS TENHO SANGUE) MAS MEU AVÔ, PAI DE MINHA MAE E MINHA BISAVÓ, AVÓ DE MEU PAI. TEM O SOBRENOME CAVALCANTE.O NOME DE MEU AVÔ É MANOEL CAVALCANTE DE ANDRADE. E O NOME DE MINHA BISAVÓ É MARIA CAVALCANTE DE JESUS. SOU DE QUIJINGUE NA BAHIA. E SEMPRE OUVI HISTORIAS DE MEUS ANCESTRAIS QUE VIERAM DE PERNAMBUCO PARA ESSA REGIAO DA BAHIA.

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDE. GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA: FILLIPO CAVALCANTI ESTAR NESSE VIDEO? SE PUDER TIRAR ESSA DUVIDA AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante se conseguíssemos algum retrado do mesmo para colocá-lo num vídeo. Não se esqueça que Felipe (ou Fillipo) Cavalcanti foi nosso ancestral mais remoto, do século XVI.

      Excluir
  22. SOU CAVALCANTE SOU PIAUIENSE MAS MEUS BISAVOS ERAM PERNAMBUCANOS.

    ResponderExcluir
  23. TAMBEM SOU DA FAMILIA CAVALCANTE MEU NOME E DANIEL LUIS CAVALCANTE DA SILVA TENHO PARENTES EM ATALAIA ESTADO DE ALAGOAS MEUS AVOZ ERAM JOSÉ CAVALCANTE DA SILVA E MINHA AVÕ ERA EVANGELINA JANUARIA DA SILVA GOSTARIA MUITO DE CONHECER ALGUEM DA MINHA FAMILIA..

    ResponderExcluir
  24. Também sou Cavalcante... essa família esta estapalhada por todo o Brasil... meu pai era Pinheiro Cavalcante... houve grandes misturas de sobrenomes. O meu pai nasceu no interior de Goias, hoje Tocantins.

    ResponderExcluir
  25. também sou da familia cavalcanti,meu avÔ era antonio dino de mello cavalcanti,e meu pai sempre nós conta que a familia cavalcanti é mesmo descendente da italia.
    parabéns para todos da familia,cavalcanti(e).

    ResponderExcluir
  26. ALEXANDRE ALBUQUERQUE CAVALCANTI2 de agosto de 2012 11:38

    ENTAO QUER DIZER Q EM 1548 AS FAMILIAS CAVALCANTI E ALBUQUERQUE SE JUNTARAM PARA FORMAR A MAIOR FAMILIA BRASILEIRA ? O CURIOSO É Q EM 1979 EU NASCI E JUNTOU DE NOVO OS CAVALCANTI E ALBUQUERQUE, POIS ME CHAMO ALEXANDRE ALBUQUERQUE CAVALCANTI, SEI Q A ORIGEM DOS MEUS BIZAVOS PATERNOS E MATERNOS ERAM DE PERNAMBUCO. PARABENS PARA TODOS DA FAMILIA CAVALCANTI.

    ResponderExcluir
  27. Oi gente eu tbm sou dessa familia, moro em fortaleza e meu nome é Beatriz Cavalcante Martins

    ResponderExcluir
  28. A família cavalcanti tem origens judaicas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nossa família não tem origens judaicas. Pode ocorrer algum cruzamento com famílias judaicas, mas não se sabe qual delas. Como se sabe, os judeus considerados de raça não pura gostam muito de se miscigenar com outras raças, povos e famílias, como foi o caso da família Costa que dizem ser, essa sim, de origem judaica.

      Excluir
    2. Entendi, muito obrigado, meu bisavô é Cavalcanti de Recife, veio pra cá para o norte meio foragido da policia rsrsr ,conheci um Judeu com sobrenome Cavalcanti por isso fiquei com duvidas, ele me falou que houve muitos judeus em recife, os cristãos-novo/Marranos não sei muito bem.

      Excluir
  29. Parabéns Pelo Poste, eu sou da Familia Cavalcante com a letra E é Naum Com I. Penssei que quem tiver-se o I no final era de outra familia, Mais agora sei..Vlw...
    Meu Nome É Paulo Henrique Cavalcante Silva.

    ResponderExcluir
  30. EU TB SOU DA FAMÍLIA ALBUQUERQUE CAVALCANTE,MEU AVÔ ERA DE PALMEIRA DOS ÍNDIO-AL.SEI ALGUMA COISA SOBRE A ORIGEM,CONTADO PELO MEU AVÔ,SEGUNDO ÊLE,FORAM TRÊS IRMÃOS QUE VIERAM DA ÍTALIA,SENDO QUE UM FOI PARA PE.,OUTRO PARA AL E O OUTRO PARA CE. E HAVIA UM ACORDO PARA QUE OS NASCIDO NO BRASIL TINHA QUE COLOCAR TE NO FIM AO INVÉZ DE TI. QUE ERA OS DE NASCIDO NA ÍTALIA

    ResponderExcluir
  31. Sou tb cavalcante,filha de Alice cavalcante de Souza foi casada com João
    Barros Gonçalves, moraram em Rio Largo, Anadia e outras cidades de Alagoas
    tenho sobrinho em maceio filhos de Benedito Calheiros e Irene Cavalcante Calheiros( FALECIDA)
    Sei que o nome dos meus sobrinhos é Renam Calheiros quem conhecer
    favor responder


    ResponderExcluir
  32. eu tenho o sobre nome Cavalcanti o meus pais são naturais de altinho Cavalcanti é sobrenome da minha mãe e meu pai tem sobre barros

    ResponderExcluir
  33. um homen sem memória é um homem sem história,aos 35 anos de vida soube da mudança do sobre nome da nossa família,onde lmentavelmente perdemos o Cavalcante por questões de rixa famíliar......me sinto na obrigação de resgatar a este capítulo da história dos meus avós.....Rabi Bahia-Barreiras.....

    ResponderExcluir
  34. MEU NOME É CAVALCANTE E MINHA VÓ É DE ALAGOAS .. QUANTOS PARENTES EU TENHO . RS

    ResponderExcluir
  35. Sou Kassio Cavalcante Alves
    orgulhe de fazer parte deste povo.
    sou de Goiania.

    ResponderExcluir
  36. Sinto orgulho da familia a qual pertenço. Sou filho de Orcino Cavalcante de Albuquerque Barros, neto de Francisco cavalcante de A.Barros e bisneto de Antonio Cavalcante de A.Barros e Cordolina Edwives da Costa, procedentes de João Pessoa - Pb. Já tentei por várias vezes descobrir parentes , mas não consegui.
    Nossa familia aqui cresceu muito. No Rio de Janeiro somos 11 irmãos casados e com filhos e muitos netos. Espalhado pelo Teatro Municipal do Rio, Embraer em S.Jose, Uberlancia -Mg.... Todos seguindo a tradição da nossa familia querida. Cavalcante de Albuquerque Barros. Prazer em conhecer nossos familiares Cavantes por ai. Deus abençoe a todos!!!!

    ResponderExcluir
  37. Quando minha falecida sogra Eutácia Cavalcanti de Albuquerque contou-me a história dos Cavalcanti, não sabia quão especial seria conhecer mais, ela contou-me que sua mãe Cristina Cavalcanti de Cavalcanti,
    e pós casamento adotou sobrenome Cavalcanti de Albuquerque, morava numa cidade de nome Buique,, cidade próxima a Arco Verde, Pernambuco. Viveu muitos anos num vilarejo chamado Catimbau, local de grandes pedras (sítio arqueológico). Penso que se ela ainda estivesse viva, iria gostar como eu de saber como essa "família" Cavalcanti , ampliou ... Hoje estou casada, e adotei Cavalcanti como meu sobrenome, é muito bom saber que a história não vai parar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, TENHO ORGULHO DE PERTENCER A ESSA FAMILIA, A SUA SOGRA DEVE DER MINHA PARENTE BEM PROXIMA, POIS MEUS PAIS SÃO DE CATIMBAU VIERAM PARA SÃO PAULO HA MAIS DE 40 ANOS, ONDE NASCI, NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER NINGUEM DA MINHA FAMILIA.

      Excluir
  38. MUITO OGULHO D SER UM CAVALCANTE DA SILVA

    ResponderExcluir
  39. Meu pai tbm é dessa familia Manoel Tenorio Cavalcante filho de Henrique Tenorio Cavalcante
    meu nome é Samuel Oliveira Cavalcante

    ResponderExcluir
  40. meu nome e Wilma Cavalcanti da Silva sou do rio de janeiro meu pai e Walter de Siqueira Cavalcanti ele e de recife pernambuco, o pai dele se chama Josaphat de Siqueira Cavalcanti e sua esposa maria antonia pereira cavalcanti ;atualmente busco a genealogia de meus antepassados,preciso completar minha árvore se puderem me ajudar !agradeço desde já! estou no face com esse nome.amei de saber que tenho parentes diretos ,dessa família querida!

    ResponderExcluir
  41. alguem sabe alguma coisa sobre a joseph de barros cavalcante giacomo prima de tenorio cavalcante
    gostaria de saber mais sobre ela , ela é minha bisavó se alguem sabe alguma coisa ,por favor gostaria de saber alguma coisa sobre ela

    ResponderExcluir