sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Um comerciante em apuros (II)

O Comércio

Trabalhei na aviação até 1948. Morava à Rua 15 de Novembro, na pista do Cocorote, sem número[1], a três quarteirões do portão da Base Aérea[2]. Numa casa de taipa de quatro cômodos, de propriedade de Zeca Jovino. Pagava setenta mil réis por mês de aluguel.
Possuía já um botequim onde vendia algumas guloseimas que ajudava bastante na despesa de casa, pois o ordenado era pequeno e a família já grande.
Quando fui despedido do emprego, não me restou outra solução senão aumentar o meu comércio. Do dinheiro da indenização – quatro contos de réis antigos – tirei quinhentos mil réis para dar de entrada numa máquina de costura, na loja Casa das Máquinas, cujo preço total importava nos mesmos quatro contos de réis. Com o que restou ampliei o boteco[3]: fiz prateleiras, balcão, tudo com tábuas de caixotes de pinho; comprei uma balança de conchas por 250 mil réis e o saldo apliquei em mercadorias. Botei de tudo um pouco, cereal, bebida, miudezas. O sortimento foi aumentando de acordo com a procura, e, como morávamos há vários anos nesse local, não foi difícil com pequeno estoque conquistar grande freguesia.
Havia sido dispensado de um emprego, sim, mas, pouco depois, fui reincorporado nos escritórios do Agente da mesma Companhia, trabalhando apenas um expediente, das 20 às 22 horas. Ganhava o salário mínimo. Quando saía, a Raimunda ficava na venda até a hora de fechar. E foi aí que aconteceu o primeiro episódio que viria marcar o início de minha vida de comerciante.
Notas:
[1] A primeira casa não tinha número, mas logo mudou-se para outra, de número 915, bem maior, alugada, do senhor Arruda.
[2] ) Durante a II Guerra os americanos construíram uma Base Aérea em Fortaleza, deixando-a para os cearenses. A rua que levava até esta Base era conhecida como “Pista do Cocorote” . Três quarteirões adiante havia um grande portão de controle de entrada.
[3] A mercearia foi transferida para a outra casa onde foi morar depois, na mesma Rua, número 915, mas falta registro da data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário