segunda-feira, 31 de março de 2008

Origem dos Paiva


PAIVA - A exemplo dos Cavalcanti, entre os Paiva não houve um patriarca único que trouxe esta estirpe para o Brasil. Vieram todos de Portugal, onde pertenciam a diversos ramos da mesma família. Aqui se disseminaram e se miscigenaram como os demais.
Antônio Guedes de Paiva, bravo guerreiro que lutou contra os holandeses, tendo chegado a conquistar a patente de coronel, pertencia à companhia comandada por Bernardo Vieira Ravasco e um de seus feitos registrados foi ir “em duas canoas de pescadores de noite, com risco da própria vida e por uma notável tempestade que naquela noite sobreveio ao encontro de quatro naus holandesas fundeadas na barra do Paraguaçu... Passou perto das mesmas naus a recolher pelo mesmo rio a sua companhia que nele estava com o seu Terço para defesa daqueles engenhos...” Não há registro sobre sua família e descendência. Alguns Paiva se destacam hoje, mas a família não é numerosa. Há um município Paiva em Minas Gerais, com pouco mais de 1.400 habitantes. Algumas personalidades se destacam como Ataulfo Nápoles de Paiva, magistrado gaúcho, Francisco Álvaro Bueno de Paiva, político mineiro falecido em 1928, Galva Paiva e Marcelo Rubens Paiva, escritores, etc, mas todos de pouca expressão no cenário nacional

8 comentários:

  1. eu também sou paiva queria saber mais sobre minha familía meu e felipe velasco fontes paiva

    ResponderExcluir
  2. TAMBÉM GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A FAMILIA PAIVA! SEI QUE TENHO FAMILIARES EM MINAS GERAIS!! SE PUDEREM ME AJUDAR tatyeventos@gmail.com OBRIGADA TATIANA

    ResponderExcluir
  3. eu tbm sou Paiva, tbm tenho parentes em Minas , meu avó se chamava Victor Ramon de Paiva

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, gostei do texto. Desde muito tempo, nossa familia vem falando sobre nossos descendentes, sempre retrataram como pessoas de bom coração, e admiravéis pela beleza fisica. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. tambem gostaria de saber mais sobrea familia paiva
    YO SOY LEONARDO PAIVA y vivo en la ciudad de Santa Fe-Argentina-escribir a:leopaico1@hotmail.com
    muito o brigado

    ResponderExcluir
  6. meu nome é João vitor de paiva minha familia tem o mesmo sobrenome e queria saber se tem aulguma coiza em comun se ppodemos sem primos ou parentes (joao.vitor.paiva@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  7. eu sou kelton paiva moro em minas gerais caratinga e tanbem gostaria de saber da nossa familia!!!

    ResponderExcluir
  8. Sou Cíntia Maria de Paiva sou de Bernardino de Campos gostaria de saber tbm sobre a familia Paiva sei q meu bisavô era de minas, nome só meu bisavo era José Martins Paiva

    ResponderExcluir