quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O "carequinha"

Estávamos naqueles idos dos anos 50, quando a tendência era a promoção de festivais de músicas e a busca de novos talentos para enriquecer o repertório das gravadoras. Em Fortaleza não havia televisão ainda, surgida apenas na década seguinte, mas um animado auditório de uma emissora de rádio tentava exercer tão difícil tarefa. Tratava-se da Rádio Iracema, situada na Praça José de Alencar, cujo pioneiro e maior animador era o radialista Irapuan Lima. Todo domingo, o programa era aberto com auditório cheio e muitas apresentações de calouros.
O "Cocorote", era como se chamava o lugar onde morávamos, ou mais popularmente "pista do cocorote", porque era a avenida asfaltada (pelos amerianos que exploravam a Base Aérea de uso militar) para onde se ia até ao aeroporto da base aérea de Fortaleza. Lá na Rua 15 de Novembo (que começava no "Portão da Base", por onde se entrava na área militar e civil) ficava a nossa casa. Foi lá que o Franciné resolveu ensaiar os seus primeiros passos de cantor. Entusiasmado e estimulado por vizinhos, e pela própria mãe, resolveu fazer um teste no programa do Irapuan Lima.
O Franciné tinha sofrido uma doença muito comum naqueles tempos: havia nascido uma camada de impingens na sua cabeça, e, para mais facilmente se aplicarem os remédios, lhe foi raspada a cabeça. Mesmo um meninote, mas por causa da cabeça raspada, começou a ser chamado de "carequinha". Para disfarçar a careca, a mãe colocou-lhe um boné. E assim seguiu ele para o difícil teste na Rádio Iracema.
Tentou cantar a primeira estrofe da música, que se iniciava assim: "Eram mais de mil mulheres belas e eu um só pra todas elas...". E quando começou a cantar a estrofe que dizia: "Eu sonhei que era um sultão de um harém, harém, meu Deus como tinha mulher...", o boné caiu (ou foi tirado pelo Irapuan, por brincadeira) e toda a platéia desabou rindo... O meninote, o "carequinha" não estava preparado para teste tão duro, para enfrentar o público, era muito criança ainda. E desabou a chorar...
E foi desta forma que se interrompeu bruscamente o início da carreira de um que poderia ser futuramente um grande artista.
Hoje, dia 4 de agosto, é o aniversário do nosso cantor mirim, o qual pode ter se revelado artista em outra atividade porque nesta não foi lá muito bem... Meus parabéns, Franciné, por mais um ano de vida. Aliás, Franciné, não: Francisco Cavalcante Neto, seu nome verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário