Todo ser animal tem senso de direção inato.
Trata-se do sentido que o faz saber para onde vai e o que buscar. Alguns têm o
sentido de direção ou orientação mais aguçado do que outros, mas a maioria o
possuem em grau apenas necessário para mover-se em pequenos espaços e poucos
deslocamentos. Mas, outros não; possuem sentidos, como os olhos da águia ou o olfato do cão, para sentir e percorrer maiores
distâncias sem perder-se. Por exemplo, os gnus viajam centenas de quilômetros
na planície do Serengueti, na Africa, por matas, morros e rios, com o fim único
de fugir da seca e procurar alimentos. Da mesma forma, há espécies de peixes
que nadam centenas e até milhares de quilômetros pelas entranhas do oceano, em
profundidades que não lhes permitem sequer alguma orientação com os astros,
migrando para áreas longínquas, ou para desovar tranquilamente seus alevinos ou
mesmo por causa do clima diferente. Há também aves que voam distâncias enormes
em suas viagens migratórias, como, por exemplo, as chamadas “aves de arribação”
que atravessam o Atlântico aos milhares, da África para o Nordeste brasileiro,
simplesmente para pôr seus ovos e ter suas crias. Depois, fazem a viagem de
volta, desta vez com a companhia dos filhotes.
Este senso de direção ou de orientação é
essencial para que os animais desempenhem sua auto-regência, possam ter o
domínio sobre si que Deus deixou para que cumpram bem seus dias de vida. Mas,
apesar de alguns o possuírem de uma forma até sofisticada (como os morcegos, os
quais, mesmo cegos, voam e não se chocam contra os obstáculos à sua frente),
não há uma só espécie que consiga fazer com que tal senso cresça ou atinja
outros graus: tudo o que fazem não são nada senão fruto de sua própria
natureza. As pequenas abelhas e as formigas, em seu micro mundo, pode-se dizer
que possuem tal senso em grau muito elevado, mas não conseguem ir além daquilo com
que foram criadas.
Quanto ao ser humano, possui o senso de
direção ou de orientação que se desenvolve de acordo com cada indivíduo em alto
grau, podendo alguns chegar a maiores perfeições, outros ficarem estagnados e
outros até mesmo retrocederem em seus atributos inatos. Nosso senso de
orientação nos faz seguir para qualquer lugar do universo, seja nas entranhas
da terra, no ar ou nas profundezas do oceano, sem que se perca, sem que não
saiba para que destino seguir nem para onde voltar. Até mesmo no cosmo o senso
de orientação do homem é perfeito, fazendo com que o mesmo possa viajar para
qualquer astro (se isso for possível) sem que perca o caminho de volta. É claro
que poderá haver situações em que determinado indivíduo, ou mesmo grupo, se
perca momentaneamente e não ache seu senso de direção. Mas, isto são situações
anormais que ocorrem esporadicamente por causa de fatores que perturbem os
sentidos humanos em certo espaço de tempo.
Há pessoas que têm tal senso em alto grau,
entrando e saindo em cidades grandes, cheias de ruas, de edifícios e
complicados labirintos, guardando em sua memória todo o roteiro de ida e vinda
dos lugares; o mesmo ocorre com outros que conseguem guiar-se de uma forma
inerrante no meio da mata, ou até mesmo no meio do mar. Mas, há também pessoas
que têm tal senso em grau diminuto e não conseguem memorizar com facilidade os
lugares que vão, nem como conseguiriam voltar para o ponto de partida. Isso
mostra como cada ser humano consegue aprimorar em si mesmo o sentido de
auto-regência contido no senso de orientação. Alguns têm, até, certas
deficiências naturais que os impedem de ser perfeitos nisso.
Mas, engana-se quem pensa que tal senso de
orientação no homem só funciona para sua locomoção. Este senso é utilizado para
muito além do simples deslocar-se de um lugar para outro. Por exemplo, o homem
desenvolve tal senso quando pensa em seu futuro ou no de seus filhos, quando
procura estudar para uma carreira promissora, quando procura juntar algumas
economias para se prevenir para as incertezas do seu porvir, etc. Esta
preocupação é uma fase mais avançada do senso de orientação, coisa que os animais
irracionais não possuem. E o homem possui este senso nesta fase assim adiantada
porque possui alma, porque tem o elemento espiritual que rege todo o seu ser. E
é esse senso que o leva a conhecer em seu interior a necessidade de praticar a
virtude da Esperança, pois tudo o que ele pensar em seu interior como
preparação para o futuro, seguindo tudo pelo senso de orientação, termina por
levá-lo a conceber a necessidade de “esperar” sempre que tudo corra bem: a
Esperança torna-se, assim, a certeza do bom êxito naquilo que almeja para o
porvir.
A neurofisiologia afirma que todas as funções
cerebrais se realizam mediante Atos Reflexos. Inclusive as funções mais
complexas que formam a base dos fenômenos psíquicos. São de dois tipos: os Atos
Reflexos Incondicionados e os Atos Reflexos Condicionados. Os primeiros são
aqueles inatos, já nos acompanham desde o nascimento. Em geral, assim como os
animais irracionais, os atos reflexos incondicionados são aqueles que se
destinam à nossa própria sobrevivência, o instinto de conservação. Há outros
atos, porém, que vão além e se destinam, por exemplo, à nossa defesa, nos
orientando para que nos afastemos de tudo o que seja risco para nós ou para
aqueles que amamos. E, indo mais além, existem os “atos reflexos de orientação”,
que guiam o homem para onde vai, para onde vem, o que vai fazer naquele dia,
naquela semana ou mês, ou doravante em toda a sua vida, o que pretende ser no
futuro, etc.,
Este “ato reflexo” ou senso de orientação
desperta no homem dois outros sentidos externos: o assombro e a curiosidade. O
assombro se refere ao maravilhamento pelo belo, o bom e o pulcro. A curiosidade
pode levá-lo ao conhecimento, ao saber.
Tanto o assombro quanto à curiosidade, e suas conseqüências, como o
maravilhamento e a procura do saber, levam o homem ao amor de Deus. No animai
irracional, o máximo que tais reflexos de orientação podem causar externamente
é a busca da segurança através do medo, um ato reflexo incondicionado de todo
ser animal.
Tais atos reflexos ou senso de orientação se
manifestam de acordo com as condições de vida e de educação do indivíduo. Ao
selecionar estímulos capazes de produzir reflexos condicionados, o córtex
cerebral estará realizando uma atividade de
síntese e de análise, necessárias
para se alcançar a adaptação indispensável às condições de vida e de equilíbrio
com o meio. Seria, portanto, uma atividade psicológica aliada aos estímulos
nervosos. E por ser “síntese” e “análise” estão ligadas ao ato de julgar
pertencente ao poder de regência. Aí entram em ação também a memória e a
consciência.
As pessoas que possuem tal senso de
orientação em grau maior do que os demais, usam-no para ser guias, orientadores
das outras pessoas, assim como o fazem também os Santos Anjos.
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