segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Nome de família que inspira topônimo em Goiás



Por todo o Brasil de hoje se conhecem praças, ruas, colégios ou outros logradouros públicos com o nome da família Cavalcante. Em Goiás deram nome a uma cidade, Cavalcante, (com cerca de 9 mil habitantes), por causa de Diogo Teles Cavalcante, descobridor das minas de ouro da região
A cidade foi fundada em 1740, encravada entre serras e morros e cercada por rios de águas cristalinas e com aluviões de ouro em seus leitos e margens. Baseado na exploração do rico mineral viveu seu apogeu entre o final do séc. XVII e início do séc. XIX, até meados do séc. XX, a capital da Chapada dos Veadeiros. O Distrito de Cavalcante foi criado, por decreto, em 11 de novembro de 1831 e recebeu sua emancipação política, pela Lei Imperial nº 14 de 23 de julho de 1835. Além do ouro, agora esgotado na superfície do solo e de difícil extração no subsolo, Cavalcante foi grande produtor de trigo. O trigo cultivado em Cavalcante era de primeiríssima qualidade, sendo que em 1861 o Estado de Goiás exportou 777 alqueires de farinha de trigo, sendo que 512, quase 66 % da produção do país, saiu de Cavalcante, farinha esta que figurou em primeiro lugar na Exposição Internacional de Produtos Agrícolas da Filadélfia (USA). Atualmente a produção e economia local se baseia na agricultura, na pecuária de pequeno e médio porte, e no ecoturismo por causa das belas paisagens da chapada. A população local é bastante miscigenada, composta de Kalungas (de origem africana), bandeirantes paulistas e baianos, fortalecendo desta forma a diversificação cultural própria.
Cavalcante é a porta da frente para quem entra na Chapada dos Veadeiros. Cerca de 70% da área do parque nacional que protege a região está dentro do município. Existem mais de 100 cachoeiras próximas à cidade, que é circundada pelos cânions da chapada, ideal para esportes de aventura. O turismo religioso também movimenta a região, principalmente na romaria das comunidades quilombolas em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, que atrai mais de mil romeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário