quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A verdadeira ecologia: a variedade na desigualdade da Natureza

Dentre seus rascunhos, encontramos mais este depoimento do Sr. Batista, desta vez sobre a ecologia e a desigualdade:
"Um novo pensamento: o verdadeiro amor à natureza se baseia na desigualdade da Criação.
Desde que eu resolvi escrever a História da minha vida, acho que dá para entender bem o que sou e o que penso. Mas, hoje, quando se aproxima o fim da minha caminhada, eu queria falar de um sentimento que guardei até hoje no íntimo do meu ser.
Talvez hoje devido a minha idade avançada alguém considere este assunto como uma espécie de arteriosclerose, mas isto não importa para mim - o importante é escrever o que penso e o que sinto; é o seguinte:
Desde o começo da minha vida, eu sempre tive muito apego às coisas da natureza. Mas, hoje, com a experiência que tenho, cada dia que passa eu descubro que as obras da natureza são também nossas irmãs, e comigo vem ultimamente vem acontecendo o seguinte: no meu quintal como vocês sabem tem vários pés de árvores, como goiabeiras, cajueiros, abacateiros, sapotizeiros, coqueiros e ateiras, e para mim estas fruteiras são consideradas como uma outra família que construí no decorrer da minha caminhada. Hoje eu sinto por esta outra família um apego, um amor, um carinho que não sei explicar, mas, quando me sinto triste, magoado, sem saber a quem recorrer, é a estas criaturas que eu recorro, fico alguns minutos abraçado ao meu cajueiro ou à goiabeira, e logo sinto aquela força e me sinto feliz: aquele perfume das flores, o menear das folhas é como se elas tivessem me acariciando, me dando muita paz e dali saía forte, aliviado e disposto a seguir a caminhada como se aquilo para mim fosse um alimento para o corpo, mas, principalmente para a alma, pois as coisas da natureza são criaturas criadas por Deus e são puras e sem mácula. Não sei se estou certo, mas, quero continuar assim até meus últimos dias, eu acho que tudo que Deus fez é bem feito, e nós devemos respeitar toda criação, seja a natureza humana, vegetal ou animal. Mesmo com as diferenças que há entre as criaturas, devemos aceitar e até amar, pois foi tudo criado por Deus, principalmente os seres humanos que Deus criou sua imagem e semelhança. Todos estes pensamentos fazem bem à alma e ao coração. Alguém luta pela igualdade, mas às vezes estes pensamentos estão errados e não agradam a Deus.
Um poeta já escrevia sobre a igualdade e dizia assim":
Para crer que existe Deus
Não precisamos demais
Do que olhar a nós próprios
E para os irracionais:
Tantos viventes que existem
E todos são desiguais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário