sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Medicina popular


Nosso irmão está ensinando neste vídeo como tratar do "esporão de calcâneo" com o mastruz. Realmente, esta maravilhosa planta tem uma infinidade de utilidades medicinais. Nossa mãe sempre o usava, às vezes com leite, outras vezes puro mesmo, para combater as infecções respiratórias. Vejam os comentários de Jurandievsky no Youtube: "Conhecido também com o nome de "mentruz"; é quase uma erva que cura tudo, e que, às vezes, mata. O poeta cearense Juvenal Galeno fez umas quadras a respeito desse poder curativo do "mentruz": É remédio soberano Para as doenças nervosas O seu chá ou cozimento Nas crises angustiosas. Sobretudo na coréia; Mas o seu valor aumenta, Quando unido com a quina Ou com hortelã-pimenta. Ele é bom emenagogo E também carminativo. Ele expulsa o feto morto, E não sei se o feto vivo".
Aproveito para informar sobre duas outras plantas, cujos efeitos benéficos dou testemunho porque ocorreram comigo e uma filha minha.
Quioiô - O nome é estranho e não sei a designação científica. Minha filha foi acidentada numa fazenda de um amigo meu, com uma ferida que sangrava no rosto. Minha esposa ficou logo preocupada com a possível cicatriz que iria ficar. Mas a dona da casa gritou para um guri apanhar o "quioiô" no mato, esmagou as folhas da planta, e esfregou o sumo da mesma na ferida do rosto da minha filha. A planta tem um certo efeito anestésico, pois logo a criança parou de chorar, deixou de sentir dor. Veio pra casa e ficou curada de tal forma que nem cicatriz deixou no rosto. O efeito curativo do "quioiô" é, pois, imediato.
Imburana - Muitos chamam também de umburana. Sua semente serve para curar azia e problemas estomacais. Tenho uma experiência própria. Antes de viajar para Fortaleza, estando acometido de uma terrível azia e mal-estar estomacal, levei comigo algumas destas sementes e as fui mastigando no carro. São muito amargas, e algumas até ardem na boca. Chegando em Fortaleza, continuei a mastigar as sementes que tinha levado até que se acabaram. Acho que eram umas 10 ou 15. Esqueci-me de que estava doente do estômago, aquela azia e mal-estar que já durara vários dias passou completamente. Não somente passou mas não voltou durante meses. Hoje, tenho sempre em casa sementes de imburana, usada por toda a família sempre que temos problemas estomacais. Um lembrete: as sementes devem ser descascadas antes de ser ingeridas.
Veja mais sobre o tema em nossas postagens a seguir:

Maravilhas curativas da medicina popular

Medicina popular nordestina

Nenhum comentário:

Postar um comentário