sábado, 18 de dezembro de 2010

Revelações novas sobre as origens dos Cavalcanti


Encontramos no site "Famiglia Cavalcanti", feito por um membro da família que mora na Ítália, abudante documentação sobre os Cavalcanti. Transcrevemos abaixo o texto em que o mesmo resume uma versão ainda meio mítica (uma fábula, ainda) sobre as origens dessa família:


"Giovanni Cavalcanti na sua Storie Fiorentine descreve a origem da familia que estaria documentada nos arquivos dos Frates Predicatores (Domenicanos?) de Siena. Mas essa origem é uma lenda, uma favola.
A cidade de COLONIA na Alemanha é muito antiga, com uma bela catedral gotica bem no centro, o que confirma o sucesso dos missionarios cristaos enviados pelo papa Gregorio. As margens do Rio Reno, sao belissimos os castelos, e do castelo de San Giglio (St. Giglien ou St. Gilgen-berg em alemao?) sairam 4 irmaos da familia Cavalcanti acompanhados por um chefe exilado da tribo dos Longobardos, essa tribo ocupou a Italia por 200 anos, mas no ano de 775 d.c. chegou a vez dos francos.

A cidade de Firenze em 775 estava decadente, com aproximadamente mil habitantes, fora da rota comercial Parma - Roma, pois os Longobardos usavam um caminho mais seguro pela Garfagnana, e Firenze assim estava isolada e miseravelmente abandonada.
Com a chegada do rei Carlos Magno, abriram-se as rotas comerciais, e com o novo Imperio reformam a republica fiorentina, onde os Cavalcanti foram um dos primeiros consuli eleitos. Os governantes eram eleitos entre os empresarios, fazendeiros e comerciantes, que se organizavam em associaçoes de classe conforme a profissao de cada um. Tinha a Arte della Lanna, Arte dell Cambio, etc.
Nos arquivos da Republica de Firenze encontramos documentos que comprovam um Domenico Cavalcanti no ano 800. Sao manuscritos em papiros e couro de ovelha, (carta pecora) que tem 1200 anos de idade. Estao todos arquivados em maços e guardados no Archivio di Stato di Firenze. Um mundo de burocracia medieval.
Dos 4 irmaos que vieram de Colonia, um se estabeleceu em Firenze e se casou com uma belissima donna Gualdrada, ganhou de presente uma fazenda em San Cassiano Val di Pesa, que se chama Castello delle Monte Calvi. A residencia na cidade de Firenze ficava na via Calimala, bem no centro historico em torno do Mercato Nuovo.
O outro irmao foi morar ao lado do Castelo de Pescia e teve que construir uma grande muralha para se defender dalle strange genti. investiu numa tropa de mulas e fazia o transporte das mercadorias na regiao Toscana. como tinha muitos empregados e muitas mulas que andavam de um lugar para outro, por isso o povo dizia que a nossa familia era muito bem sucedida, Esse irmao teve 6 filhos homens, os quais deram origem aos seis ramos da familia Cavalcanti naquele lado.
O terceiro irmao se estabeleceu em Siena, mas a cidade ainda nao era murada, esse terceiro irmao ficou tao rico e era tao audacioso que conquistou um monte que se chamava Mala Volta e nele construiu uma tremenda fortaleza, tanto fez que pegou o apelido do lugar, a familia ali começou a se chamar Malavolti, mas como origem tinham o nome de Orlandi. Essa fortaleza depois fez parte do sistema de defesa da cidade de Siena.
O quarto irmao foi para Orvieto e se chamam Monaldeschi em homenagem ao ancestral Monaldo Cavalcanti.
Cavalcanti, Malavolti, Orlandi, Monaldeschi sao todos sobrenomes com origens nos ancestrais que vieram em 775 de Colonia na Alemanha, assim diz a lenda! Aos poucos os arquivos historicos vao revelando os documentos e quem sabe provaremos cientificamente essa favola".

Observação: ainda carece de explicação a diferença dos escudos da família. O mais antigo é o primeiro exposto acima, ou que colocamos abaixo, até agora tido como o único verdadeiro? Brevemente, estaremos dando informações sobre isso.





Num dos vídeos abaixo vemos o primeiro escudo exposto numa edificação antiga: seria este o original?





2 comentários:

  1. Quem quiser saber mais, leia o livro em PDF no site:

    https://docs.google.com/leaf?id=0B5OC4D3qMo_nNDc1ZjU3NjctYWQ5MS00NTA1LTg0ZjgtMjEyZmNhZDU4Yzhj&hl=pt_BR

    Um grande abraço a todos!

    Marcelo Cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. Estou escrevendo um livro sobes os Cavalcantis, necessito de mais informações desde a origem na Alemanha, se há esculturas, desnhos de pessoas com sobrenome de Cvalcanti, tanto na Alemanha como na Itália. Agrdeço. Saturnino Cavalcanti. E-mail:saturninoeng@yahoo.com.br

    ResponderExcluir