domingo, 31 de agosto de 2008

O ciúme dos parentes

Mamãe sempre demonstrou ter muito ciúme de suas cunhadas, as irmãs do papai: Anália, Antonia, Salomé e Rita. O pior caso ocorria com Anália, a mais nova de todas. Logo após o casamento, papai e mamãe foram morar com suas irmãs, em sua própria casa, com os quais havia apenas um irmão (tio Hermes), o caçula de todos. Como eram órfãos de pai e mãe, e os dois irmãos mais velhos (Pedro e Raimundo, este com o apelido de “Doca”) sendo já casados e morando com suas esposas, o jeito foi acomodar o novo casal naquela casa, pois papai era como que um arrimo que sustentava suas irmãs e o irmão mais novo. O primeiro desentendimento da mamãe com suas cunhadas foi quando ela foi atacada por uma rês (tendo escapado da mesma subindo numa cerca) enquanto suas cunhadas riam dela, mesmo sabendo que estava grávida. Chegando à casa foi queixar-se de papai, mas este ralhou com ela por ter medo de uma rês mansa. Talvez nem tanto por causa do susto dado pela rês, mas por causa de papai haver ralhado com ela, poucos dias depois sofreu um aborto de seu primeiro filho. Papai ficou muito arrependido por ter ralhado com ela e viu-se culpado por ter motivado aquele aborto espontâneo, embora talvez não fosse essa a razão.
Alguns dias depois e a coisa ficou feia, surgiu um grande atrito entre mamãe e a cunhada Anália. Segundo mamãe, as irmãs dele nada faziam para ajudá-lo nas despesas da casa, só mamãe é que trabalhava e tentava ganhar algum dinheiro com costuras e rendas. Trabalhava fazendo rendas de bilro (que havia aprendido com a mãe dela), bordados e rendas de rede de dormir. Um dia ela discutiu com a cunhada, Anália, e ameaçou-a, no calor da discussão, botar pra fora da casa. Mas tia Anália a desafiou, dizendo que estava na casa dela e de seu irmão, que era quem mandava ali. Mamãe não agüentou e pediu que ela saísse. Quando papai chegou à casa, vindo do trabalho, Anália foi a primeira a lhe fazer queixa, dizendo que daquela casa não sairia, pois era sua casa. Papai, calado como sempre foi, nada respondeu, mas alguns instantes depois chamou mamãe para acompanhá-lo até à roça (onde trabalhava), onde poderiam conversar a sós. Chegando lá, disse à mamãe que ela tinha de tolerar a irmã dele morando junto com eles, para o bem da união da família. Mesmo ouvindo seus argumentos, mamãe não concordou e exigiu dele que desse um jeito de tirar as irmãs dali, especialmente a Anália. Perante esta recusa, papai foi duro com ela e disse que se não quisesse morar com as irmãs dele, ele mesmo a largaria e o casamento estaria acabado. Aquela exigência e aquelas palavras foram muito duras para ela, que o amava muito e não queria nunca que houvesse uma separação. Ficou um instante pensativa e disse que aceitaria ficar com as irmãs dele, mas com o único objetivo de evitar uma separação assim tão cedo...
Mas, de nada adiantou os propósitos de mamãe. Logo, logo, as desavenças surgiam. O convívio ficou insuportável. Papai, então, tomou uma resolução sensata: resolveu sair de casa com mamãe e ir morar em outra casa. Embora morando noutra casa, ficou porém dando completa assistência às irmãs e ao irmão. Resolveu assim diplomaticamente salvar seu casamento, embora isto lhe custasse muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário